LAB – Capítulo 164

Preparação de ácido

Kyle Sichi dormiu muito pouco durante vários dias. Ele descobriu que vir para Vila Fronteiriça foi a melhor escolha que ele fez em toda a sua vida. Ele passou dois dias e uma noite lendo o livro Química Elementar. Ele se sentia completamente descansado após somente quatro ou seis horas de sono. Só que agora, ele tinha voltado para a primeira página e novamente começou a se debruçar sobre o conhecimento deste livro antigo.

As substâncias são constituídas por pequenas partículas. — Kyle pensou — A mudança que ocorre em uma substância é o processo de decomposição e reestruturação de pequenas partículas. A quantidade total da substância permanece inalterado no processo de reação. Oh meu Deus! Mas que excelente escritor! Ele consegue descrever o mundo invisível de uma forma clara para as demais pessoas.

Kyle suspeitou várias vezes que tudo o que estava escrito neste livro antigo não passava de lorota. No entanto, o resultado dos experimentos que Kyle fez provaram a autenticidade de todas as fórmulas escritas no livro antigo. Além disso, alguns exemplos na vida diária também provavam que o conhecimento escrito no livro ainda daria muito pano para manga.

Um belo exemplo era o oxigênio descrito no primeiro capítulo. Era o principal componente do ar. Pessoas respiravam oxigênio, não ar. O oxigênio era necessário para que a combustão ocorresse, logo, em sua essência, a combustão era um tipo de reação de oxidação. Quanto mais oxigênio houvesse, mais vigorosa seria a combustão.

Esta hipótese pode ser testada no forno de vidro na Cidade Carmesim. — Kyle pensou — O ventilador de ar era continuamente girado por duas pessoas, e por isso podia fazer a temperatura no forno subir até o ponto de fusão do cascalho. Por ser um tipo de substância, o oxigênio puro pode ser extraído com alquimia… não, por uma reação química. Será que esse ventilador não seria necessário se alguém colocasse oxigênio puro no forno?

E, uma das coisas que mais surpreendeu Kyle foi que, de acordo com o livro, a água era composta por duas partículas de hidrogênio e uma partícula de oxigênio, e esta era uma das razões do porquê toda criatura precisava beber água. No entanto, o hidrogênio também parece ser um tipo de gás. Kyle estava se perguntando como dois gases misturados poderiam se transformar em uma substância líquida?

Kyle descobriu que tinha muitas perguntas para pensar. Mas uma coisa ele tinha certeza, agora, Kyle havia ultrapassado todos os alquimistas, pois eles ainda estavam no caminho de explorar as fórmulas. Ele, no entanto, tinha posto os pés em um caminho muito mais fácil.

Kyle fechou o livro antigo com relutância, pois precisava ir trabalhar, afinal, o dia acabou de amanhecer. Ele apagou a vela, entrou no quarto para ver sua esposa e filha que ainda estavam dormindo, e depois saiu de casa sem fazer barulho.

A residência que Sua Alteza forneceu para Kyle estava localizada no oeste do castelo, e era muito maior do que sua casa na Cidade Carmesim. Além disso, a casa era construída com tijolos, além de ser muito mais confortável comparada com as casas de madeira que facilmente juntavam mofo. As instalações eram excelentes e a casa possuía diversas facilidades, como camas, janelas, fogão etc. Ele estava muito satisfeito com tais acordos, mesmo que não tivesse falado nada a respeito com Sua Alteza. Os aprendizes viviam em outra comunidade, há duas ruas da sua residência. Suas casas eram menores que a de Kyle e eles não possuíam um quarto só para si. Cada quarto acomodava quatro aprendizes, como se possuísse o mesmo estilo de estalagens.

Os aprendizes mal chegavam no laboratório de química, que estava situado na margem do Rio Vermelho, e já tinham diversas coisas para fazer. Eles foram cuidadosamente selecionados por Kyle e aprenderam a lavar materiais na oficina alquímica desde a mais tenra idade. Eles estavam agora entre seus vinte a trinta anos. Kyle assentiu com satisfação quando viu os recipientes de vidro do laboratório todos limpos e brilhantes.

— Bom dia, Respeitado Mentor-chefe. — Quando os aprendizes viram Kyle entrar, eles imediatamente se curvaram.

— Vamos começar. — Kyle disse pegando um par de luvas, que eram leves, finas e elásticas.

Estas luvas provavelmente são feitas de intestino de animais. — Kyle pensou.

Antigamente na oficina alquímica não existia tais regulamentos, mas Sua Alteza insistiu que reações químicas são perigosas, e por isso exigem equipamentos de proteção. Sua Alteza até mesmo estipulou que qualquer pessoa que fosse realizar algum experimento precisava usar luvas e abrir a janela durante as experiências, antes mesmo de sequer tocar no material corrosivo, produto da reação.

Seu trabalho agora era totalmente diferente de seu trabalho na oficina alquímica. Tudo o que eles estavam fazendo era preparar fluido ácido para Sua Alteza. Eles tinham operado a preparação de ácido várias vezes com duas variedades de pedras. Portanto, Kyle podia apenas olhar ao redor e dar instruções aos aprendizes em vez de ele mesmo realizar as experiências.

Os detalhes de ácido sulfúrico e ácido nítrico estavam registados no livro Química Elementar. Kyle estava acostumado a nomear os produtos pela matéria-prima. Por exemplo, ele chamava ácido sulfúrico de vitríolo verde, e ácido nítrico de salitre. Os métodos de preparação destes dois tipos de ácidos eram os mesmos, independente do fato de que possuíam nomes diferentes. O vapor de ácido era obtido por destilação seca do vitríolo verde e do salitre, e o fluido ácido era recolhido após esfriar o vapor. O vitríolo verde era geralmente associado às minas de enxofre, enquanto salitre era uma matéria prima que poderia ser preparado em grandes cidades, geralmente em grandes piscinas de preparação.

Sua Alteza, no entanto, salientava que ambos os ácidos precisavam possuir uma alta concentração, e ele tinha especialmente explicado o método de purificação.

Por exemplo, depois de recolher o ácido sulfúrico, a água poderia ser evaporada por aquecimento, e o ácido sulfúrico de concentração em torno de 80 a 90% poderia ser finalmente obtido. No entanto, a preparação de ácido nítrico era muito mais problemática. Sua Alteza, o Príncipe Roland dizia que o próprio fluido de ácido nítrico não era estável e volatilizava facilmente, ou seja, ele se transformaria em gás à temperatura ambiente com facilidade. Até mesmo a luz poderia decompor o ácido nítrico quando atingisse uma certa concentração. Portanto, o ácido nítrico diluído a partir da destilação seca tinha que ser misturado com ácido sulfúrico concentrado, pois se o ácido nítrico se misturasse ao ácido sulfúrico antes deste ser aquecido, o ácido nítrico poderia absorver água. O ácido nítrico evaporado era armazenado em uma garrafa de vidro castanho. Um termômetro foi intencionalmente fabricado por Sua Alteza para a preparação de ácido nítrico.[1]

Kyle ficou maravilhado já no primeiro momento em que ele viu esse tubo oco ser preenchido com mercúrio. E o melhor é que não havia necessidade de se preocupar com o vazamento do mercúrio, pois ambas as extremidades estavam seladas. Várias linhas, como anéis, estavam desenhadas no tubo servindo como uma escala, e onde o mercúrio parava, ali indicaria a temperatura que o mercúrio foi aquecido.

Atualmente, três garrafas de ácido sulfúrico concentrado e uma garrafa de ácido nítrico tinham sido preparados. Kyle descobriu que o ácido sulfúrico não fluía como água quando estava concentrado. Era mais parecido com um óleo viscoso. Ácido nítrico já não era incolor e transparente, mas tinha um amarelo fraco. Se alguém abrisse a tampa do recipiente de ácido nítrico, uma fumaça branca começaria a ser liberada.

— Respeitado Mentor, devemos preparar estas duas variedades de fluido ácido todos os dias? — Um aprendiz chamado Amon perguntou.

— Até que Sua Alteza atribua uma nova tarefa. — Kyle fez uma pausa e perguntou — Então, você está preocupado que não terá tempo para explorar receitas[2] alquímicas?

Amon assentiu.

— Eu esqueci de dizer a vocês que o título de alquimista não estará mais em uso, então você não precisa se preocupar em querer explorar as receitas para se tornar um alquimista. — Kyle sorriu e disse, com as mãos tocando sua barba, que estava por fazer.

— Não… o senhor quer dizer que não será mais utilizado? — Amon ficou chocado. Outros aprendizes também diminuíram o ritmo de trabalho para ouvir o que o mentor diria em seguida.

— Sim, a receita alquímica já não precisa ser pesquisada e explorada, pois agora você precisará se concentrar em memorizar e deduzir. — Kyle disse batendo as mãos para reunir os aprendizes em torno dele — Sua Alteza Roland me deu um livro chamado Química Elementar. E é também por isso que eu trouxe vocês aqui. A maioria das fórmulas químicas podem ser deduzidas a partir do conteúdo desse livro, desde que você estude a fundo.

— Memorizar e deduzir? — Os aprendizes disseram chocados.

— Sim, é verdade. Depois eu vou ensinar a vocês e vocês precisam aprender com cuidado e digerir todo esse conhecimento. Sua Alteza também mencionou sobre um método de promoção. Vocês só poderão obter o título de químico, depois de passar o teste que Sua Alteza mesmo fez. Eu acredito que este título de honra vai superar em muito o título de alquimista. Mesmo na Oficina de Alquimia na Cidade Real de Castelo Cinza, é impossível para eles obterem mais conhecimento do que vocês.


[1] Caso você queria saber um pouco mais, os artigos da Wikipedia são muito bons, mas temos também este site aqui que trata de ácido nítrico e este aqui que trata de ácido sulfúrico.

[2] Estou mudando fórmula alquímica para receita alquímica. É um termo mais apropriado, já que estamos entrando na era da química, propriamente dita.

JZanin
Professor de Química, mestre em Ensino de Ciências, jogador de RPG sem tempo e Deodoro Aliguieri nos tempos vagos que não existem mais. ~Strong alone, stronger together!~

16 Comentários

    1. Eu tinha uma professora de química que era uma gracinha… Então, não é a minha primeira vez ficando excitado com química ndnsnnsnsnshshsh

    2. Eu tinha uma professora de química que era uma gracinha… Então, não é a minha primeira vez ficando excitado com química ndnsnnsnsnshshsh

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: O conteúdo deste site está protegido!